quinta-feira, 7 de julho de 2011

Abordagem Tecnológica


A criação de um blog onde se valorizará a história da cidade assim como a construção histórica da Emancipação Política de Tanquinho, poderá trazer que beneficiamentos para a cidade?


Vista aérea da cidade de Tanquinho


Na sociedade contemporânea, o avanço das tecnologias ganha espaço no âmbito educacional procurando de forma interativa proporcionar maior envolvimento de alunos, professores e demais pessoas a utilizarem as TIC’s como meio de acesso ao mundo globalizado, proporcionando a participação e o envolvimento de forma sistematiza num universo escolar que abrange o sujeito no individual e no coletivo. Essas tecnologias constituem uma informatização ampla que atinge o universo onde quer que se esteja, de forma prática e rápida em questão de segundos.
A sociedade do conhecimento marcada pela presença das TIC’s exige que a escola repense em seu contexto, a possibilidade de uso das mesmas, para que se possa encarar a adversidade como forma de mudança na condição de ensinar e de aprender. Portanto, a escola tem esse papel fundamental de inovar, buscando a melhoria na qualidade de ensino e no aprimoramento das atividades dos alunos para que estes se sintam motivados para competir no mercado de trabalho de igual para igual, sem medo da exclusão e da rotulação social.
A introdução das TIC’s na escola requer uma necessidade de reflexão sobre a concepção de aprendizagem e mediação por parte do professor, pois este é fundamental no processo de aquisição do conhecimento dos alunos e processo de ensino-aprendizagem, preparando-os para exercer a cidadania, com vistas nas políticas educacionais vigentes compreendendo que a sua atuação implica numa sociedade mais justa no sentido crítico participativo.
Segundo ALMEIDA (2002), as tecnologias de informação e comunicação, com as características intrínsecas de registro, busca, recuperação e atualização de informações, comunicação e produção de conhecimento abrem novas perspectivas para a aprendizagem, o ensino e também para a formação de educadores com ênfase na pesquisa científica.
Pensar as TIC’s como recurso num processo em que a mediação é pertinente na sala de aula, requer maior empenho e reflexão do fazer pedagógico do professor; não basta inserir computadores na escola, interligá-los à Internet e achar que está desenvolvendo um trabalho com as TIC’s, é preciso confrontar a informação e o conhecimento em situações que requer a solução de problemas.
Quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação de sua produção torna-se fundamental. Recursos presentes em ambientes virtuais de aprendizagem como o blog, são espaços onde os alunos têm a possibilidade de disponibilizar suas produções (atividades, comentários e participações) para serem compartilhados com seus pares e professores. Os blogs permitem a atualização constante da informação pelo professor e pelos alunos, favorecem a construção de projetos e pesquisas individuais e em grupo. Com a crescente utilização de imagens, sons e vídeos, os blogs têm tudo para explodir na educação e integrarem-se com outras ferramentas tecnológicas.
Nesse contexto é que utilizaremos a criação do blog para informar e divulgar a história da cidade de Tanquinho e como se deu o processo de emancipação política da mesma, contribuindo para estimular a criatividade, valorização, disposição para aprender, facilitar a interpretação dos acontecimentos do cotidiano e desenvolver uma postura crítica nos alunos frente ao tema proposto.

Referências



Braick, Patrícia Ramos e Mota, Myriam Becho- História das cavernas ao terceiro milênio, Vol. 3, Ed. Moderna, 2º Edição, São Paulo 2010.




MOREIRA, Tânia Maria. Blog pedagógico: é possível visualizar um novo horizonte? Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em 06/06/2011 ALMEIDA, M.E.B. DE. Como se trabalha com projetos (Entrevista). Revista TV Escola. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação, SEED, nº 22, março/abril, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário